quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Outono e Inverno, região ocidental do parque

Caros leitores, estou muito longe de postar com a frequência que desejaria, não por falta de assunto, esse daria para publicar um livro, mas por outros motivos, entre eles a falta de tempo. Não tenho cumprido com os objectivos a que me propús à data da criação deste espaço, ultimamente só me tenho limitado a anunciar eventos e a colocar algumas fotografias, podem estar descansados que o blogue não foi abandonado, nem será encerrado, a informação que aqui vou acrescentando tem franca utilidade e é uma forma de divulgar a região. Agradeço aos mais de 12500 visitantes que visitaram o blogue nestes quase 2 anos de existência.
Para compensar esta ausência, apresento-vos uma vasta colecção de fotos, da minha autoria, do extremo ocidental do PNM, a região de Lomba, com breves descrições. (Clique nas imagens se quiser vê-las no seu tamanho original)

O primeiro grupo de fotos foram tiradas no Outono, ao nível do planalto (700-800m), aqui o clima é mais frio e húmido predominando os soutos de castanheiros, carvalhos, lameiros e terras de cultivo:















As seguintes fotos foram tiradas neste Inverno, a maior parte delas em caminhadas ao longo da ribeira do Rio Mente (480m-700m), aqui o clima é mais quente e seco, predominando vegetação mediterrânea, não foram longe das primeiras, o que condiciona essas diferenças são a altitude e o solo.

Este é o lugar mais estreito do rio que se conhece, dá vontade de dar um salto para o outro lado, na verdade fica no alto de uns rochedos com mais de 10 metros de altura, em tempos houve aqui uma ponte em madeira, por onde passavam pessoas e animais, a ponte era estreita e sem guardas e talvez com alguns buracos, era dos poucos sítios do rio por onde se podia atravessar no Inverno e esta rota era importante para ter acesso a Espanha, ainda hoje se chama a este lugar "Ponte Velha".

























Serras de Espanha com alguma neve nos picos mais altos:




Este é um dos locais ao longo do rio onde a floresta climácica de Quercus ilex rotundifólia (azinheira, sardão, ou xardão como é designado pelos nativos) se encontra em melhor estado de preservação:























São bem visíveis, os socalcos na imagens seguintes, suportados por paredes. Devem existir quilómetros de paredes nestas encostas, onde eram outrora terrenos de cultivo e vinhas, hoje a vegetação tomou conta deles e quase passam despercebidos.




















Victor Alves




segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

29ª Feira do Fumeiro de Vinhais 2009


Consulte o Programa AQUI, para mais informações consulte: http://www.feiradofumeiro.com/

sábado, 1 de novembro de 2008

Brama dos Veados no PNM

Veja ou reveja a seguinte reportagem da RTP.

'>

"Após a sua reintrodução na Reserva Regional de Caza Sierra de la Cullebra, zona de caça espanhola que faz fronteira, a nordeste, com o Parque Natural de Montesinho, na década de 70, o veado (Cervus elaphus) expandiu-se para território português, ocupando actualmente mais de 30.000ha e apresentando uma população com mais de 700 indivíduos.Durante o período de Setembro a Outubro, acontece anualmente um dos espectáculos mais belos e intimistas do nosso meio natural e que corresponde ao período de acasalamento do veado, conhecido por época da “Brama”. Os machos, normalmente tímidos ao longo do ano, evidenciam agora uma grande exuberância, emitindo fortes bramidos que denunciam a sua presença face aos outros machos concorrentes, num exercício de demonstração de poder sobre um território e sobre as fêmeas que o habitam.Para lá do aspecto cénico desta época, importa referir o grande valor da espécie em termos de conservação da natureza, o veado é o maior mamífero dos ecossistemas ibéricos e desempenha um importante papel no equilíbrio deste ecossistema nordestino, sendo um elemento de grande relevância na cadeia alimentar do lobo-ibérico (Canis lupus signatus).Importa pois encontrar caminhos que, preservando os ecossistemas, levem ao encontro de soluções que compatibilizem os vários interesses que actuam sobre o território, como a conservação da natureza, as actividades agrícolas e florestais, o turismo e a caça." ( in ICNB)

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A 3ª edição da Rural Castanea aproxima-se...

FESTA DA CASTANHA. Parque Municipal de Exposições e Feiras. De 31 de Outubro a 2 De Novembro.

Magusto Gratuito;
Semana Gastronómica da Castanha;
Mercado das Colheitas de Outono;
Tasquinhas e Restaurantes;
Venda de Castanha;
Jornadas do Castanheiro;
Exposições;
Animação.
Mais informação em http://www.cm-vinhais.pt/

sábado, 19 de julho de 2008

Parque Natural de Montesinho recebe escuteiros belgas

"De 1 de Julho a 15 de Agosto de 2008, o Parque Natural de Montesinho vai contar com a colaboração de quatro grupos de escuteiros, constituídos por 17 chefes, 63 escuteiros e 6 acompanhantes, oriundos da Bélgica.
Em conjunto com a comunidade local, o Parque Natural programou actividades de beneficiação, quer para a AP quer para a comunidade onde vão estar inseridos.
Entre outras actividades, o 1º e o 2º grupo – “Camp Arthur Devaux” e “Camp Pionnier Montigny” - irão proceder à limpeza de rios, de caminhos e à manutenção de infra-estruturas, na aldeia de Quintanilha e zonas limítrofes.
Na segunda quinzena de Julho, os participantes do “Camp Pionnier de Nalinnes” executarão actividades de limpeza e manutenção de trilhos e asseio das quatro aldeias que fazem parte da Freguesia de Vilar Seco de Lomba.
Na primeira quinzena de Agosto, o grupo “Pionniers de Bruxelles” desenvolverá actividades ligadas à agricultura e à preparação das festas locais na aldeia de Gimonde.
Elaborou-se um programa de actividades de trabalho de voluntariado e uma semana de visitação para estes grupos, de modo a poderem apoiar a AP, partilhar a vida da comunidade onde se inserem e conhecer turisticamente o território envolvente. Deste modo, a Área Protegida beneficia de voluntários e promove o seu território além fronteiras. "
Fonte: ICNB

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Vinhais Fest 2008 - Novo Festival em Trás-Os-Montes - 29 e 30 de Agosto 2008

O Vinhais Fest 2008, um novo festival que traz a Portugal nomes conhecidos do Folk Europeu, não deixando de lado a "música celta", com as tradicionais gaitas-de-foles, que marcam a música e a cultura de muitas regiões do mundo, bem conhecidas da Escócia, Irlanda, Espanha e Portugal, nomeadamente do Nordeste Transmontano. São 2 dias de muita música, complementado com exposições, artesanato, produtos da terra, conferências, etc. É um festival que pretende atingir o mesmo sucesso que o bem conhecido Festival Intercéltico de Sendim (Miranda do Douro), mas também reavivar valores que marcaram a cultura transmontana durante séculos, é um pacto entre a Tradição e a Globalização.

Vão estar presentes os seguintes grupos:
Trasga - Miranda do Douro
Mercedes Péon - Galiza
Wolfstone - Escócia
Los Niños de los ojos Rojos - Cáceres, Espanha
UHF - Portugal, com um projecto folk concebido especialmente para este festival.
Judith Mateo - Espanha
Gaiteiros de Vinhais e Gaiteiros de Moimenta
Por favor, leia a seguinte notícia no Jornal Mensageiro Notícias, para saber mais sobre o evento (clique aqui).

Não se esqueça de anotar na sua agenda esta data...

domingo, 8 de junho de 2008

Serra da Nogueira - mês de Junho

As seguintes fotos foram tiradas nas proximidades da Serra da Nogueira, esta já não faz parte do Parque Natural de Montesinho, mas faz parte da Rede Natura 2000 - Montesinho/Nogueira. A paisagem é magnífica! Vale a pena visitar. Não faz lembrar o Portugal que a maior parte de nós conhece. (clique nas fotos para as ver ampliadas)