Caracterização do Parque

O Parque Natural de Montesinho ocupa uma superfície de 74 229 ha e localiza-se na metade Norte dos concelhos de Bragança e Vinhais, distrito de Bragança, em plena região natural de Trás-os-Montes, Portugal. Mais precisamente, está confinado pelos meridianos 6º 30' 53'' e 7º 12' 9'' de longitude oeste de Greenwich, respectivamente a este e a oeste. A Sul está limitado pelo paralelo 41º 43' 47'' de latitude norte e a norte pelo paralelo 41º 59' 24'' de latitude N.

Freguesias:

Concelho de Bragança (Freguesias: Aveleda, Babe*, Baçal*, Bragança(Sé), Carragosa, Castrelos*, Castro de Avelãs*, Deilão, Donai*, Espinhosela, França, Gimonde*, Gondesende*, Meixedo*, Parâmio, Quintanilha*, Rabal, Rio de Onor, S. Julião de Palácios*).


Concelho de Vinhais (Freguesias: Edral*, Fresulfe, Mofreita, Moimenta, Montouto, Paçó, Pinheiro Novo, Quirás, Santa Cruz, Santalha, Sobreiró de Baixo*, Soeira*, Travanca, Tuízelo*, Vila Verde*, Vilar de Lomba*, Vilar de Ossos, Vilar Seco de Lomba, Vinhais*).
*Só parte do território dentro da Área Protegida.

O relevo é formado por planaltos arredondados intercalados por vales encaixados em correm rios que cortam o parque de Norte para Sul. O ponto mais elevado encontra-se a 1481 metros de altitude na serra de Montesinho, enquanto que o ponto mais baixo se localiza a 438 metros de altitude no vale do rio Mente. Além da serra de Montesinho (1481 m), outras elevaçõesimportantes são a serra da Coroa (1273 m) e a serra dos Pinheiros e Asculqueira (1146 m ). Os rios mais importantes são de Oeste para Leste: rios Mente, Rabaçal,Tuela, Baceiro, Sabor, Igrejas, Onor e Maçãs.
 
(em construção)