sábado, 9 de julho de 2011

Escuteiros estrangeiros de regresso ao PNM

"O Parque Natural de Montesinho (PNM) tem tido o privilégio de contar com a participação de grupos de escuteiros, oriundos de França e da Bélgica que de forma voluntariosa apoiam esta área protegida em diversas actividades.

Neste ano de 2011 e pelo facto de ser o Ano Internacional do Voluntariado, o Parque Natural de Montesinho em parceria com o Serviço Voluntário Internacional Belga (SVI), aceitou campos de voluntariado internacionais e nesse sentido vai receber 106 escuteiros Belgas e Franceses, os quais vão ser distribuídos por aldeias dos Concelhos de Bragança e Vinhais.

O PNM tem como função receber os grupos, encontrar um local apropriado para a sua estadia e em conjunto com a comunidade local, programar actividades de beneficiação, quer para a área protegida, quer para a comunidade onde vão estar inseridos como por exemplo: recuperação e preparação de Lagar de Vinho comunitário, limpeza de Moinho de Água, limpeza de Forja Comunitária.

Está também previsto acções de limpeza de rios, de caminhos e manutenção de percursos pedestres.

Com esta iniciativa, o PNM beneficia de tarefas voluntariosas, recebe população culturalmente distinta e promociona o seu território para além fronteiras e permite um envolvimento da população local."
Fonte: ICNB 

1 comentário:

EcoMontesinho disse...

Olá.

Eu acho óptimo que se façam ações destas! Tenho pena é que os nossos escuteiros não o façam também... Para além de trazer jovens ás aldeias do Parque, podia trazer as famílias dos jovens e dar a conhecer o que Portugal tem de melhor... :)