quarta-feira, 26 de maio de 2010

Estação de Biodiversidade inaugurada no Parque Biológico de Vinhais

    "Foi inaugurada, no passado sábado, a primeira Estação de Biodiversidade de Vinhais, integrada no Parque Biológico.

    Esta iniciativa, de cariz ambiental, assinalou o Dia da Biodiversidade, que permite realçar a importância dos diferentes elementos do Ecossistema para o bem-estar do Homem e, ao mesmo tempo, alertar para os perigos de extinção de algumas espécies. Este espaço chama a atenção dos visitantes para o grande número e variedade de fauna e flora que existem em determinados habitats. Neste caso, são postos em destaque insectos ou plantas que fazem parte do meio natural transmontano.

     O percurso está sinalizado e permite aos visitantes do Parque Biológico conhecerem melhor as espécies que se encontram escondidas no meio da vegetação ou as plantas que se encontram a ladear os caminhos, que, de outra forma, passariam completamente despercebidos.

     Esta estação é composta por oito Biospots, cada um com informação específica sobre os elementos que fazem parte do Ecossistema. Há zonas onde é possível encontrar libelas, libelinhas e borboletas, enquanto noutras predominam as espécies vegetais características da região, que se estendem ao longo dos caminhos rurais.A par da Estação de Biodiversidade, também o Parque Biológico preserva espécies típicas da região, que se encontram em perigo de extinção. Para tal, está-se a apostar na reprodução de espécies, como é o caso da cabra preta. Quem visita este espaço também é alertado para os diversos problemas que enfrentam muitas espécies da fauna e da flora transmontana." in Jornal Nordeste

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Festival Internacional da Máscara Ibérica de 20 a 23 Maio 2010 em Lisboa

Trás-Os-Montes está muito bem representado neste festival que apresenta uma boa oferta de espectáculos, desfiles e exposições.
Consulte aqui o programa: http://www.festasdelisboa.com/?t=event&id=77

Sugestões de Visita - Museu Ibérico da Máscara e do Traje

     O Museu Ibérico da Máscara e do Traje fica localizado na cidade de Bragança. Este vasto espólio é uma homenagem à singular tradição dos caretos e do entrudo chocalheiro que existe nesta região desde tempos remotos. Tradições semelhantes das regiões espanholas vizinhas e respectivas máscaras são também apresentadas.



"Integrado no projecto “Máscaras”, o Museu Ibérico da Máscara e do Traje tem como base uma parceria de cooperação transfronteiriça entre o Município de Bragança e a Deputación de Zamora, sendo, por isso, apoiado pela União Europeia através dos fundos INTERREG.

Inaugurado no dia 24 de Fevereiro de 2007, o museu tem como objectivo preservar e promover a identidade e a cultura do povo desta região de fronteira, unido por milénios de história.

Dele fazem parte trajes e máscaras característicos de determinadas Festas de Inverno e Carnaval de Trás-os-Montes, Lazarim e distrito de Zamora, permitindo ao visitante contactar, em qualquer altura do ano, com uma multiplicidade de festas, personagens e rituais, elementos únicos da nossa cultura.

Para além do contacto com os personagens, que recriam com todo o rigor mais de 50 caretos, o interior do museu permite ainda ao visitante, ao som da música tradicional, das fotografias, dos documentários e da panóplia de objectos expostos, conduzi-lo por uma viagem ao universo mágico que ainda hoje pode ser apreciado e vivido em diferentes localidades de Bragança e Zamora durante os meses de Inverno (Dezembro, Janeiro e Fevereiro).

Dividido em três pisos, sendo o 1º dedicado às festas de Inverno Transmontanas, o 2º às festas da Região de Zamora e o 3º ao Carnaval das duas regiões. Os artesãos, criadores deste património, têm também um espaço de destaque no 3º piso do museu.

O Museu disponibiliza ainda, através do seu Serviço Educativo, um programa de visitas guiadas, visitas/Jogo e ainda workshops de máscaras."

Dia Internacional da Biodiversidade - 22 Maio - Parque Biológico de Vinhais

        O Parque Biológico de Vinhais associa-se às comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade e do Dia Internacional da Biodiversidade com um excelente programa. (Clique na imagem)


quinta-feira, 13 de maio de 2010

Nevada em Maio

Hoje as serranias do Nordeste Transmontano amanheceram pintadas de branco, com acumulação de neve a partir dos 1100m, um evento pouco frequente neste mês.

Vídeo da Serra da Nogueira:


Pode ver fotos aqui