segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Paisagens de Sonho

9º nevão do Inverno na região central do Parque
Fotografias gentilmente cedidas por um utilizador brigantino do Fórum MeteoPT. (tiradas dia 6 de Fevereiro 09)

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us












Tempestade de neve






sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Inauguração do primeiro centro interpretativo do PNM

"Foi ontem inaugurada uma das duas “Portas” do Parque Natural de Montesinho.
Trata-se de um centro interpretativo que abriu em Vinhais.
O equipamento fica localizado à entrada da vila, dentro da muralha do castelo e resultou da recuperação de um edifício degradado.
“Era uma casa em ruínas e ficou bem recuperada e está muito bem musealisada com estas novas tecnologias” afirma o presidente da câmara de Vinhais adiantando que “vai albergar técnicos de turismo, funcionários administrativos, vigilantes do parque para que o Parque Natural de Montesinho ganhe uma nova vida no concelho de Vinhais”.
Américo Pereira explica ainda o que este centro interpretativo “é o primeiro contacto com o parque, onde se pode ver fauna, flora, património e a partir daqui é que o turista se faz ao terreno”.
O Parque Natural de Montesinho deverá ter outra “Porta” em Bragança, mas ainda não há soluções para a construção de um espaço. “Estamos a trabalhar com a câmara e com o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade mas ainda não está nada clarificado” refere o secretário de estado do ambiente.
Humberto Rosa acrescenta que para o Parque Natural do Douro Internacional também se está “à procura de recursos financeiros” para instalar as “Portas” bem como “poder reforçá-lo em meios humanos pois temos alguma carência”.
O centro interpretativo de Vinhais custou 540 mil euros, com 75% de comparticipação.
Vai estar aberto todos os dias e para ali vão ser deslocados três funcionários da autarquia e quatro do Parque Natural de Montesinho. "
in Rádio Brigantia