quarta-feira, 28 de maio de 2008

O Parque Biológico de Vinhais já abriu!

O Parque Biológico de Vinhais (PBV) abriu as portas este mês. Já aguardava há algum tempo este momento, de tal modo que espero ir fazer-lhe uma visita logo que possa, já tive a oportunidade de fazer nessa zona várias caminhadas a pé e estou convicto que não haveria melhor sítio que aquele para desenvolver um projecto como este.
O PBV encontra-se a 2 km de Vinhais, a quase 1000 metros de altitude, a vegetação aí contrasta com a de regiões mais baixas, pois por apresentar-se no limite meridional da serra da Coroa, tem maior pluviosidade pelo efeito orográfico e aí os carvalhos e pinheiros-silvestres dominam a paisagem numa mancha quase contínua, que impossibilita vislumbrar os verdadeiros limites do parque biológico. Os pinheiros-silvestres fazem lembrar uma região alpina, mas os carvalhos são os inconfundíveis que por cá existem no nordeste. Caminhando umas dezenas de metros para norte, ao longo desses 4 hectares de parque alcançamos um pequeno lago, onde a vida fervilha com o chegar da Primavera, continuando a caminhada somos invadidos por uma mistura de cores, sons, aromas e até sabores para aqueles que gostam de umas amoras ou de uns morangos silvestres e mesmo o tacto entra em cena para quem gosta de sentir os troncos das árvores, as pedras, a água, é uma entrega total a uma natureza pura, mas...por vezes movemo-nos pé-ante-pé, quando um ruído seco quebra a melodia persistente de um Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula) numa manhã fria, será um veado?, um texugo?, um lobo?, a expectativa aumenta...oh afinal era apenas uma raposa atrevida que ousava sair do bosque banquetear-se a um lameiro, pois já...são horas de almoço! E que tal descer à vila provar o famoso salpicão de Vinhais ou umas trutas do Rabaçal ou do Tuela.

E pode ser assim um dia das nossas vidas e outro e outro...os que quisermos..., este parque biológico será um excelente ponto para interagir com a natureza viva do nordeste esquecido pelo demais Portugal.

O parque tem como objectivos a interpretação da paisagem, a educação ambiental, o ecoturismo e a conservação da natureza. Tem vários animais selvagens e domésticos em estado de semi-liberdade, bem com um jardim botânico, tem uma exposição permanente alusiva a aves, mamíferos domésticos ou selvagens e vegetação, existem vários percursos pedestres.
Está munido de um parque de campismo rural com bungalows (por apenas 30€/dia) e uma área destinada a tendas e caravanas, há também uma Hospedaria, que resultou da recuperação de um antigo Solar, situada em Rio de Fornos, uma aldeia nas proximidades, se preferir pode ficar em Vinhais. Para uma informação mais detalhada clique aqui, leia também as seguintes notícias Jornal Nordeste, Mensageiro Notícias.
Página oficial: http://parquebiologicodevinhais.com/
Contactos:
PBV: 273 771 040, geral@parquebiologicodevinhais.com
Câmara Municipal de Vinhais: 273 770 300